Valor

Não se preocupe muito com as coisas utilitárias. Em vez disso, lembre-se que você não está aqui para se tornar um utilitário, pois isso seria indigno. Você não está aqui apenas para se tornar cada vez mais eficiente, e sim para tornar-se cada vez mais vivo. Está aqui para tornar-se cada vez mais inteligente. Está aqui para tornar-se cada vez mais feliz, feliz até atingir o êxtase.

SOBRE AS VIRTUDES DA INUTILIDADE

Lao tsé estava viajando com seus discípulos e chegaram a uma floresta onde centenas de carpinteiros estavam cortando árvores, porque um grande palácio estava sendo construído. Quase toda a floresta já havia sido cortada, mas havia uma árvore ainda de pé, uma grande árvore com milhares de galhos, tão grande que dez mil pessoas poderiam sentar-se à sua sombra. Lao Tsé pediu a seus discípulos que fossem perguntar por que aquela árvore ainda não tinha sido cortada, já que todas as outras havia sido e a floresta estava deserta.
Lao-Tzu
Os discípulos perguntaram aos carpinteiros: “Por que vocês não cortaram essa árvore?”
Os carpinteiros disseram: “Essa árvore é absolutamente inútil. Sua madeira não pode ser trabalhada, porque tem muitos nós. Nada é reto, então também não é possível usá-la para fazer colunas ou pilares, e não serve para móveis. Não pode ser queimada, porque a fumaça faz muito mal aos olhos, então é uma árvore absolutamente inútil só isso.”
Quando os discípulos voltaram e contaram isso a Lao Tsé, ele riu e disse: “Se quiserem sobreviver nesse mundo, sejam como essa árvore: completamente inúteis. Nesse caso ninguém irá querer machucar vocês. Se forem retos e alinhados, serão cortados, irão virar móveis na casa de alguém. se forem belos, serão vendidos no mercado, se tornarão objetos. Mas, se forem inúteis como a árvore, ninguém irá lhes fazer mal. E vocês poderão crescer, tornando-se grandes e vastos, e milhares de possoas poderão encontrar uma sombra ao lado de vocês.”
Lao Tsé tem uma lógica completamente diferente da que existe na sua cabeça. Ele diz: seja o último. Mova-se no mundo como se você não existisse. Permaneça anônimo. Não tente ser o primeiro, não seja competitivo, não tente provar seu valor. Não é necessário. Permaneça inútil e aproveite.
Claro que ele não está sendo prático. Mas se você entender as palavras de Lao Tsé, descobrirá que ele está sendo prático no nível mais profundo, porque a vida é feita para ser desfrutada e celebrada, a vida não foi feita para que você se torne um utilitário. A vida está mais próxima da poesia do que dos artigos de venda no mercado. Deveria ser sempre assim: poesia, música, dança.
Lao Tsé diz: se você tentar ser muito esperto, se tentar ser muito útil, você será usado. Se tentar ser muito prático, em algum momento irão lhe colocar um cabresto, porque o mundo não pode deixar em paz aqueles que são práticos. Lao Tsé diz, então, que tudo isso deve ser deixado de lado. Abandone essas idéias. Se quiser ser um poema, um êxtase, esqueça da utilidade. Permaneça sincero a si mesmo.

Osho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s